Você já ouviu falar sobre a expressão "corrida dos ratos? Robert T. Kiyosaki a utiliza no livro Independência Financeira - O Guia do Pai Rico.
A maioria das pessoas trabalham pelo dinheiro e preferem não se arriscar, conduzidas pelo medo e não pela paixão.
Principalmente, quando trabalham por um baixo salário, se exploram a si mesmas.
Além disso, o dinheiro nunca vai resolver seus problemas. Quando passam a receber mais, passam a se endividar mais...
O medo de não ter dinheiro, nos faz trabalhar mais e mais e a ambição e o desejo nos faz pensar nas coisas maravilhosas que podemos comprar.🤔.
Portanto, define -se o padrão:acordar, ir para o trabalho, pagar contas, acordar, ir para o trabalho, pagar contas...
Mais dinheiro e o ciclo continua, aumenta-se as despesas. É a "Corrida dos Ratos".
Surpreendentemente, ao invés de enfrentar nossos medos, continuamos nesse ciclo vicioso.🤔.
É preciso aprender a dominar o poder do dinheiro. Aprender a fazer o dinheiro trabalhar pra você e não se tornar um escravo bem pago.
Use seu cérebro!🧠.
Sua mente te mostrará formas de ganhar muito mais dinheiro do que podem lhe pagar.
"Ao vislumbrar uma oportunidade, a reconhecerá pelo resto da vida".
Entretanto, para que você possa sair dessa corrida dos ratos, é necessário investir em educação financeira.
Saber a diferença entre Ativo e Passivo.
Um Ativo é algo que pões dinheiro no seu bolso. E Passivo é algo que tira dinheiro do seu bolso.
E existem várias estratégias para que você faça com que o dinheiro trabalhe pra você.
Portanto, mesmo que você tenha estudado e se alfabetizado, do ponto de vista financeiro, ainda pode enfrentar alguns obstáculos para se tornar financeiramente independente.
Há cinco razões para isso:
-
Superar o medo de perder dinheiro. Certamente, ninguém gosta de perder dinheiro, nem mesmo os ricos. Mas, o problema não está no medo e sim como você se posiciona frente as perdas.
-
Superar o ceticismo- Às vezes, deixamos de agir perante a possibilidade das coisas não saírem conforme planejado.
-
Superar a preguiça- A princípio, pessoas sempre ocupadas, são preguiçosas. Ao invés de dizer : "não dá para comprar", diga: "como posso comprar".
-
Maus hábitos.-De fato, temos o costume de pagar primeiro aos outros. Os ricos pagam primeiro a si mesmos. E busca outras formas de renda para pagar os outros.
-
Arrogância- Aliás, não seja arrogante. Não julgue que o que você não sabe, não tem importância, mas sim, procure formas de aprender sobre aquele assunto.
Como sair da Corrida dos Ratos
Da mesma forma, dedique-se a desenvolver o seu gênio financeiro!
- Precisa de uma razão maior do que a realidade - em primeiro lugar,faça uma lista das coisas que você quer e das coisas que você não quer.
- Escolha todos os dias - tenha bons hábitos- nossos hábitos de despesas refletem quem somos e aí podemos escolher nosso futuro.
- Escolha os amigos com cuidado - antes de mais nada, aprenda com pessoas que tem dinheiro, o que fazer ou não fazer. Investidores espertos fazem negócios com conhecimento e expertise.
- Domine uma fórmula e então aprenda outra - do mesmo modo, escolha cuidadosamente o que você estuda. E aprenda rápido! Faça cursos.
- Pague a si mesmo, primeiro - ter autodisciplina é o mais difícil. Com toda certeza, se você não se controlar o mundo vai bater em você.
- Pague bem a seus corretores - em contrapartida, tenha inteligência financeira. Pague bem por conselhos, tempo e instrução de pessoas mais inteligentes que você.
- Seja um doador "índio" - coma finalidade de obter alguma coisa a troco de nada. Só jogue com dinheiro que pode perder e procure fazer com que em todos os seus investimentos haja algo de graça.
- Ativos compram supérfluos - além disso, não queira ostentar e ser igual aos outros. Tenha autodisciplina e não compre em prestações. Compre à vista.
- A necessidade de heróis - encontre seus heróis e os siga. Aprenda como eles investem seu dinheiro.
- Doe/Ensine e receberás - assim sendo, não doe só dinheiro, mas ensinamentos. Decida o que quer e doe antes de receber. Seja generoso com o que você tem e poderes superiores serão generosos com você.
Conclusão
Em resumo, se quer ter independência financeira, haja com inteligência, tenha autodisciplina e espelhe-se em pessoas de sucesso.
Além disso, seja dono do seu próprio negócio e faça o dinheiro trabalhar por você.
Quer aprender mais sobre Educação Financeira? CLIQUE AQUI
Se gostou desse post, ajuda a compartilhar!
Fonte: Independência Financeira - O Guia do Pai Tico de Robert T. Kiyosaki
Você também pode gostar: 10 Dicas para Aprender a Investir